O que faz um gestor de tráfego de performance ?
Apesar de ser uma profissão ainda nova no mercado, o gestor de tráfego pago trabalha visando fazer a gestão de marketing de performance, maximizando os resultados dos investimentos em mídia e tornando a operação dos seus clientes mais lucrativas e sustentáveis.
Por exemplo, se você desejar testar um anúncio de um produto X versus um produto Y e saber qual vai gerar mais vendas, você precisa compreender a interação deste público para poder investir mais no produto que gera mais vendas e após validar esse produto, você precisa encontrar novos públicos para escalar resultados mostrando para mais pessoas – e é exatamente isso que o Gestor de Tráfego faz.
Os dados são a moeda do nosso Século. Por sua visão estratégica e conhecimento em dados, ele será o responsável por segmentar de forma assertiva as pessoas que entram na loja virtual, site ou landing page e buscará as pessoas que mais executaram conversões para continuamente buscar novos destes perfis. Como pesquisador do comportamento humano no meio digital, cabe a ele segmentar as campanhas para que elas cheguem apenas ao seu público ideal.
“Resumindo, o gestor de tráfego te auxiliará na conquista de novos clientes, seguidores, leitores que vão converter no objetivo definido. Ele entenderá o comportamento do seu público na rede e criará estratégias para convertê-lo em consumidor.”
Diego Santana
Quanto cobra um gestor de performance ?
Os gestores podem ser remunerados de várias formas, normalmente são três formas de negociação. Tudo depende do tamanho do cliente, da experiência do gestor e dos resultados que serão gerados com o trabalho, os modelos praticados no mercado são:
- Modelo “fee mensal”, que estabelecido apenas um valor fixo por mês com contratos que variam de 3 a 12 meses.
- Modelo “ganha ganha“, que é um valor fixo mais uma porcentagem de 1 a 5% em cima do lucro líquido das vendas do negócio.
- E modelo “verba de mídia”, que é um valor fixo mais uma porcentagem do valor investido em publicidade de 10 a 20% em todas campanhas gerenciadas.
O tamanho e o tipo do negócio influenciam na melhor forma de escolher a remuneração, já que um gestor poderá ter sob sua responsabilidade verbas que variam de R$1.000,00 a R$10.000.000,00 de reais por mês, tanto para negócios de varejo físicos, prestadores de serviços, infoprodutos, e-commerces ou deliverys.
Como um gestor trabalha ?
- Busca entender os objetivos do negócio
- Mostra potenciais do tráfego pago
- Define estratégias para chegar nos objetivos
- Cria, coleta, analisa e otimiza dados em plataformas de publicidade
- Planeja ações promocionais
- Agenda os encontros de alinhamento mensais ou semanais
- Entregar valor e inteligência de insights gerados com tráfego pago
- Melhorar o retorno sobre o investimento com sustentabilidade
- Sugere ideias de artes e imagens para uso nos anúncios
- Cria relatórios para análise e otimizações.
Quais ferramentas mais utilizadas pelo gestor de tráfego ?
O gestor de tráfego está constantemente testando ferramentas e plataformas de anúncios. Geralmente ele atua nas principais plataformas de mídia e análise disponíveis no mercado, conforme estratégia dos clientes, podemos citar que são:
- Google Ads
- Youtube Ads
- Facebook Ads
- Instagram Ads
- Linkedin Ads
- Taboola
- Outbrain
- Waze Ads
- Criteo
- Google Analytics
- Search Console
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